Tempo de leitura: 11 minutos
A hipnoterapia é um estado elevado de concentração e atenção. Guiada por um hipnotizador ou hipnoterapeuta treinado e certificado, a hipnose permite que você fique mais aberto a sugestões para fazer mudanças em suas percepções, sensações, emoções, memórias, pensamentos ou comportamentos.
Visão geral o que é hipnose?
A hipnose, é um estado de relaxamento profundo e concentração. É como uma conexão entre mente e corpo.
Um hipnotizador ou hipnoterapeuta treinado e certificado guia você para esse estado profundo de foco e relaxamento com dicas verbais, repetição e imagens.
Quando você está sob este relaxamento, esse intenso nível de concentração e foco permite que você ignore as distrações comuns e esteja mais aberto a sugestões guiadas para fazer mudanças e melhorar sua saúde mental.
Como funciona a hipnose?
Como a hipnose funciona não é completamente compreendido. No entanto, acredita-se comumente que no estado profundo de foco e relaxamento é alcançado com a hipnose:
- Sua mente consciente fica mais calma.
- Você é capaz de acessar a parte do cérebro onde se originam seus pensamentos, crenças, percepções, sensações, emoções, memória e comportamentos.
- Nesse estado, você está mais aberto à orientação do seu hipnoterapeuta para ajudá-lo a modificar ou substituir os pensamentos inconscientes que impulsionam seu comportamento atual.
Quais são alguns mitos sobre a hipnose?
Mito: a hipnose não é real. É uma forma de entretenimento.
- A hipnose não é um ato teatral ou algum ato mágico. A hipnose clínica é um tipo de terapia frequentemente usada como parte de um tratamento adicional para problemas de saúde mental ou física.
Mito: Você perde a consciência ou tem amnésia quando está hipnotizado.
- A maioria das pessoas se lembra de tudo o que acontece durante a hipnose. Você permanece consciente de quem você é, onde está e se lembra do que aconteceu durante uma sessão de hipnose.
Mito: você fica sobe o controle do seu hipnoterapeuta quando esta sendo hipnotizado.
- Seu hipnotizador ou hipnoterapeuta orienta você, mas a hipnose é algo que você faz por si mesmo. Você não pode ser obrigado a fazer nada contra sua vontade. Você não dirá nenhuma informação que desejasse manter em segredo. Você não perde o controle sobre seu comportamento. A hipnose faz você aceitar mais facilmente sugestões, mas não força você a ter certas experiências.
Mito: A hipnose nada mais é do que um sono profundo.
Durante a hipnose você não dorme. Existem algumas formas mais profundas de hipnose que podem fazer você parecer estar dormindo porque seu corpo fica muito relaxado, mas você permanece consciente.
Quais condições a hipnose é útil no tratamento?
A hipnoterapia pode ajudar a tratar uma série de condições médicas nas quais fatores psicológicos influenciam os sintomas físicos ou mental.
Os usos comuns de saúde mental incluem:
- Estresse e ansiedade, especialmente antes de procedimentos médicos ou odontológicos; ataques de pânico; e síndrome de estresse pós-traumático.
- Fobias.
- Problemas de comportamento, incluindo parar de fumar, perder peso, enurese (enurese noturna).
Os usos médicos comuns incluem:
- Insônia.
- Asma.
- Ondas de calor durante a menopausa.
- Distúrbios gastrointestinais.
- Controle da dor, inclusive após cirurgia, parto, câncer, fibromialgia, queimaduras e dores de cabeça (enxaqueca e tensão).
- Problemas de pele, incluindo verrugas.
- Efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia contra o câncer, incluindo náuseas e vômitos.
A hipnose continua a ser explorada para uso nestas e em muitas outras condições médicas.
Como as pessoas descrevem a experiência hipnótica?
As pessoas descrevem a hipnose de maneiras diferentes. Você pode se sentir como se estivesse “relaxado” ou em estado de transe – tão concentrado que é capaz de bloquear as distrações ao redor.
Você já esteve tão focado em um programa de TV ou tão envolvido em um bom livro que não ouve sua família conversando ao seu redor ou até mesmo seu cachorro latindo?
Essa experiência é um pouco semelhante a como você pode se sentir enquanto está hipnotizado.
Muitas pessoas dizem que se sentem calmas e relaxadas, apesar do aumento da concentração. A maioria descreveu como uma experiência agradável.
Detalhes do procedimento o que normalmente acontece durante uma sessão hipnótica?
Existem quatro estágios de hipnose: indução, aprofundamento, sugestões e emergência.
Indução
Durante esta fase, você começa a relaxar, concentrar sua atenção e ignorar as distrações. Seu hipnoterapeuta irá guiá-lo através deste estágio com técnicas específicas, como respiração controlada (inspirando contando até sete e depois expirando contando até 11) ou relaxamento muscular progressivo (tencionando os músculos ao inspirar e relaxando os músculos ao inspirar).
Aprofundador
Este estágio dá continuidade ao primeiro estágio, levando seu relaxamento e concentração a um nível mais profundo.
Esta etapa geralmente envolve uma contagem regressiva ou o uso de imagens, como descer escadas ou afundar-se cada vez mais em uma cama confortável. Estas duas primeiras etapas visam facilitar a sua abertura a sugestões.
Sugestões
Este é o estágio para a mudança real na experiência, comportamento ou percepção. Seu hipnoterapeuta usará imagens e uma linguagem cuidadosamente escolhida.
As sugestões são geralmente focadas nos sintomas ou exploratórias (para explorar experiências associadas ao início dos sintomas).
As mudanças sugeridas podem ser na percepção, sensação, emoção, memória, pensamento ou comportamento.
- Exemplo: Para parar de fumar, você aprenderá a identificar seus gatilhos que te fazem fumar, aprender maneiras positivas de mudar, compreender os recursos para efetuar mudanças, interromper seu padrão, atribuir uma resposta melhor, perceber a diferença e instalar o comportamento alterado. Você pode ser encorajado a ver seu “antigo” eu com pulmões negros em um espelho atrás de você e ver seu “novo” eu saudável com pulmões limpos em um espelho à sua frente. Você será então orientado a escolher qual eu você gosta e a caminhar em direção a esse eu.
Emergência
Durante esta fase, você sai da hipnose. Seu hipnotizador pode usar sugestões reversas, como dar sugestões de que você está subindo escadas ou contando.
A hipnose é usada como único tratamento?
A hipnose geralmente é usada junto com outras terapias e tratamentos, como parte de um plano de tratamento completo.
A decisão de usar a hipnoterapia em ambiente clínico como tratamento único ou como tratamento complementar em psicoterapia ou medicina tradicional é tomada em consulta com um profissional qualificado e treinado no uso e nas limitações da hipnoterapia.
Qual é a duração típica do tratamento com hipnoterapia?
Não há duração padrão . O tratamento varia dependendo da gravidade do problema. O tratamento pode levar muitas sessões.
Riscos/Benefícios
A hipnoterapia funciona?
Apesar de seu uso desde 1700, a hipnoterapia continua a atrair céticos na comunidade médica. No entanto, está se tornando uma forma de terapia mais aceita e reconhecida.
O número de profissionais médicos certificados e licenciados que incorporam a hipnoterapia em sua prática está aumentando.
As evidências científicas que apoiam os benefícios da hipnoterapia têm sido limitadas, mas estão crescendo.
Alguns estudos mostram resultados “promissores” ou conclusões que “podem ser úteis”. A evidência mais forte que apoia o uso de tratamentos hipnóticos vem de pesquisas sobre hipnose para tratar a dor.
A maioria das associações e organizações médicas afirmam que são necessários mais estudos para tirar conclusões significativas sobre a eficácia da hipnoterapia.
Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Cada pessoa difere em sua capacidade de ser hipnotizada. Os medos ou preocupações de uma pessoa sobre a hipnose podem interferir no tratamento.
Que tipo de pessoa se beneficia mais com a hipnose?
A pessoa com maior probabilidade de se beneficiar é aquela que está altamente motivada para superar um problema.
Como qualquer outro tratamento, a hipnose pode ser útil para certas condições ou em certas pessoas, mas também pode ser inútil.
A hipnoterapia é inadequada para algumas pessoas ou em determinadas situações?
A hipnose pode não ser apropriada para pessoas com problemas graves de saúde mental, como sintomas psicóticos, incluindo alucinações e delírios.
Também pode ser inapropriado para alguém que usa drogas ou álcool. O uso da hipnose para recuperação de memória não é amplamente apoiado por pesquisas.
Aconselha-se também cautela quanto ao seu uso no gerenciamento de eventos estressantes desde o início da vida.
O uso da hipnose nestas situações pode criar falsas memórias, especialmente se forem dadas sugestões não intencionais, e pode causar mais angústia e ansiedade.
Perguntas comuns adicionais
A hipnoterapia é perigosa?
A hipnoterapia é um procedimento seguro quando realizado por um terapeuta treinado.
A hipnoterapia não é controle da mente ou lavagem cerebral. Seu terapeuta não pode obrigar você a fazer algo embaraçoso ou que você não queira.
A auto hipnose é possível?
Sim, é possível praticar a auto hipnose. Respiração profunda, imagens, relaxamento muscular progressivo e técnicas de atenção plena podem funcionar de forma semelhante com a hipnose.
Isso pode ser particularmente útil para controlar os efeitos colaterais da quimioterapia ou para gerenciar problemas de saúde recorrentes (repetidos), como dor de cabeça.
O que é hipnose do sono?
A hipnose do sono usa a hipnoterapia para controlar problemas do sono, como insônia e ansiedade do sono.
Não se trata de ajudá-lo a dormir durante uma sessão de hipnoterapia. A hipnoterapia do sono ajuda você a trabalhar nos problemas subjacentes que o impedem de ter um sono de qualidade.
A hipnoterapia do sono pode ser usada junto com outros tratamentos, como terapia cognitivo-comportamental para insônia.
Como selecionar um hipnoterapeuta?
Primeiro, procure um profissional de saúde devidamente treinado, licenciado e credenciado em uma área de saúde, como medicina, odontologia, psiquiatria, psicologia, serviço social ou enfermagem.
Este profissional deve ter treinamento adicional em técnicas de hipnose e hipnoterapia. A hipnose deve ser usada junto com sua saúde mental e treinamento médico como uma ferramenta adicional de tratamento.
Pergunte ao profissional que você pretende consultar sobre seu treinamento, credenciais e licença para praticar hipnoterapia.
Pergunte também se eles têm experiência nas condições para as quais você está procurando atendimento.
Para encontrar um hipnoterapeuta perto de você, converse com seu médico ou ligue ou pesquise na internet.
Você vai querer encontrar um terapeuta com quem se sinta confortável e em quem confie. Não hesite em tentar um terapeuta diferente se achar que um terapeuta não é a opção certa para você.
O seguro cobre o custo do tratamento de hipnose?
Sempre entre em contato com sua seguradora de saúde antes da consulta para perguntar se a hipnoterapia é um benefício coberto.
Muitas seguradoras cobrem de 50% a 80% do custo da hipnoterapia, se realizada por um profissional médico licenciado.
CONCLUSAO
A hipnose é uma mudança de consciência que permite que você acesse pensamentos, emoções, percepções e crenças centrais – e com a orientação de um hipnoterapeuta treinado – para mudar seu padrão de pensamento para gerenciar melhor seu problema de saúde.
A hipnoterapia não é para todos, mas pode ser útil para você. Pode ser uma ferramenta complementar poderosa e bem-sucedida do que outras formas mais tradicionais de saúde mental ou terapia médica.
Se você estiver interessado, pergunte ao seu médico sobre hipnoterapia e peça encaminhamento de um hipnoterapeuta, caso ele não forneça esta ferramenta de tratamento.